Tratamento estético ajuda na saúde bucal

tratamento-estetico-saude-bucal

Alguns dos tratamentos dentários são destinados à autoestima, mais conhecidos como tratamentos estéticos. Contudo, eles também influenciam na saúde bucal do paciente. Veja nos itens abaixo alguns deles:

1. Limpeza (profilaxia)

A limpeza normalmente realizada pelo cirurgião-dentista durante as consultas. A finalidade é retirar a placa bacteriana que se acumula nos dentes, diminuindo as chances de cáries e evita que os dentes fiquem amarelados.

A profilaxia é um tratamento que deve ser feito a cada seis meses, caso não haja algum problema mais grave com os dentes. É indispensável, pois permite identificar problemas mais graves no início, evitando que eles possam se agravar.

2. Correção de dentes mal posicionados ou tortos

Dentes tortos e saltados, principalmente os caninos, são aspectos que podem envergonhar as pessoas. Nesses casos é indicada a ortodontia avançada, que trata os sorrisos desalinhados utilizando técnicas como o aparelho ortodôntico.

Além de devolver a segurança de sorrir, a ortodontia permite corrigir falhas na mordida, proporcionando uma mastigação adequada. Em consequência, há uma melhora na respiração, diminui a possibilidade de apneia do sono (parada respiratória durante o sono), entre outras incidências de problemas respiratórios.

Leia também:
Qual a importância da Análise Facial?
Peeling gengival: você sabe o que é?
10 Dúvidas Sobre Clareamento Dental

3. Implante dentário

O tratamento para implante dentário consiste no posicionamento de uma estrutura feita de titânio que funciona como uma raiz do dente. É uma cirurgia que permite ao cirurgião-dentista montar dentes ou pontes substitutas. Diferente das próteses dentárias (dentaduras), os implantes não se soltam, beneficiando a saúde bucal como um todo.

Recuperar o sorriso não é o único benefício da técnica, uma vez que a falta de dentes compromete a mastigação, fala, movimentos de abrir e fechar da boca. Por essas e outras razões, a recolocação dos dentes é indispensável e vai além de um sorriso bonito.

4. Cirurgia ortognática

É o procedimento destinado aos quadros de deformidades nos ossos da face e nos dentes. O intuito é restabelecer o equilíbrio anatômico da face nas situações que o aparelho ortodôntico não é capaz. São problemas como o prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena).

Anomalias, traumas e síndromes podem ser perfeitamente alterados, devolvendo a autoestima e melhorando a saúde do paciente. A cirurgia ortognática resulta em benefícios para ossos, dentes, músculos, bem como para a respiração, posicionamento da língua, mastigação e digestão.

5. Alargamento do sorriso

Também relacionado à ortodontia, o procedimento é recomendado para pessoas com arcadas que não se encaixam (mordida cruzada). O que afeta a fala, a respiração e a falta de espaço para o posicionamento adequado dos dentes.

A técnica utiliza-se de um expansor, fixado para aumentar o espaço sem que seja necessário extrair dentes. O resultado é a mudança positiva do rosto.

6. Retração ou alongamento da gengiva

Gengiva muito aparente ou a falta dela são motivos de desconforto para algumas pessoas. São casos que podem ser corrigidos. A plástica gengival é indicada para a primeira situação, pois há a retirada do tecido em excesso. O procedimento alonga os dentes e redesenha a linha da gengiva.

Para quem falta gengiva e os dentes ficam expostos, a solução é o enxerto com um tecido similar ao da gengiva. Entre os benefícios estão a melhora da estética dental, mordida e posicionamento dos dentes.

7. Alongamento dos dentes

Os alongamentos estão cada vez mais comuns e sem grandes riscos. É um procedimento simples, não invasivo que consiste na utilização de facetas de cerâmica desenhadas conforme o formato dos dentes, corrigindo cor, formato e tamanho.

Entre os benefícios da técnica estão o aspecto simétrico que a dentição ganha, a melhora no aspecto e não requer retoques repetitivos.

Você pode perceber que a maioria desses procedimentos são simples, porém requerem técnica e conhecimento do profissional ao realizar, percebe-se também a importância de fazer consultas periódicas para avaliar a situação de cada paciente.

Deixe uma resposta