Estudo Examina A Saúde Bucal, Infecção Por HPV

Saude Bucal

A boa saúde bucal pode reduzir o risco de infecções pelo papiloma vírus humano na boca e cânceres subsequentes relacionados ao HPV, diz um estudo publicado em 23 de agosto na revista da American Association for Cancer Research.

A equipe de pesquisa da University of Texas Health Science Center acredita que este é o primeiro estudo publicado a examinar o papel da saúde bucal na infecção oral por HPV. Eles examinaram a relação entre saúde bucal e infecção oral por HPV e os efeitos interativos da saúde oral, tabagismo e sexo oral na infecção oral por HPV.

Em geral, este estudo indica que uma saúde bucal ruim é um fator de risco independente para infecção oral por HPV, independente do status do tabagismo e comportamento de sexo oral concluiu o estudo. Considerando-se que a higiene oral é fundamental para a saúde bucal e que é modificável, intervenções na saúde pública podem visar promover a higiene oral e saúde bucal como medidas preventivas adicionais para cânceres orais relacionados ao HPV.

Nossos resultados também contribuem para o conhecimento da patogênese do câncer oral e orofaríngeo atribuível à saúde bucal ruim, ao sugerir sua relação indireta através da infecção oral por HPV.

São necessárias mais pesquisas para melhorar a compreensão da relação entre saúde bucal ruim e infecção oral por HPV, dizem os pesquisadores.

Eles identificaram 3.439 participantes na Pesquisa Nacional de Exame da Saúde e Nutrição (NHANES), com idades entre 30-69, para os quais os dados sobre saúde bucal e a presença ou ausência de 19 tipos de HPV de baixo risco e 18 tipos de HPV de alto risco na boca estavam disponíveis.

A saúde bucal ruim é um fator de risco novo e independente para infecção oral por HPV e, ao nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a examinar a associação” disse Thanh Cong Bui, doutor em saúde pública e bolsista de pós-doutorado no centro de ciências da saúde de Houston. “A boa notícia é que este fator de risco é modificável – ao se manter uma boa higiene bucal e boa saúde oral, pode-se prevenir a infecção por HPV e subsequentes cânceres relacionados ao HPV.

O estudo foi publicado na revista da AACR Cancer Prevention Research.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

 

Fonte:
https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/hiv-aids-and-stds/ada-08-study-examines-oral-health-hpvi-infection

Deixe uma resposta