Cuidado de próteses: como limpar e guardar

Cuidado de próteses: como limpar e guardar

Com o cuidado adequado e consultas odontológicas frequentes (pelo menos uma vez por ano) suas próteses serão parte saudável e natural de sua vida. Procure conselhos de cuidado de próteses para cuidar ao máximo seu sorriso.

Limpeza de próteses.

A placa pode se formar nas próteses igual do que nos dentes naturais. Se as próteses não se removem todos os dias podem perder a brancura e o brilho. É importante limpar diariamente suas próteses com uma escova dental e deixá-las em uma solução limpadora para evitar maus cheiros.

  1. Limpe suas próteses sobre um lavatório cheio de água, para evitar que caiam no chão e se estraguem.
  2. Enxague a fundo suas próteses em água morna, para remover qualquer partícula de comida que possa ter.
  3. Use limpador de próteses. O creme dental convencional, os branqueadores, ou vinagre e o sabão não são limpadores de próteses; de fato, em alguns casos podem causar dano. As imperfeições nas próteses podem hospedar bactérias que ocasionam o mau cheiro. Os produtos fortes como o branqueador podem fazer com que algumas partes de sua prótese se tornem cor-de-rosa.
  4. Humedeça sua escova para próteses (não uma escova de cerdas suaves) para limpar todas as superfícies de sua prótese com delicadeza; se faz a escovação rudemente, podem se estragar as partes plásticas ou de metal da prótese. Humedeça e escove sua prótese em água morna.
  5. Escove suas gengivas, língua e dentes com creme dental com flúor antes de se colocar novamente suas próteses. Isso ajudará a remover placa dos dentes, estimular a circulação sanguínea e manter uma boa saúde bucal.
  6. Utilize enxague bucal depois da escovação para dar sensação de frescura a sua boca.

Remoção da prótese.

  1. Enxague-se com água morna ou enxague bucal.
  2. Encha o lavatório com água morna para evitar que suas próteses se quebrem caso caiam no chão.
  3. Retire sua prótese superior, colocando seu polegar sobre os incisivos e pressione para cima e para baixo.
  4. Retire sua prótese inferior, puxando-a suavemente enquanto faz o movimento para frente e para trás.

Manutenção Profissional.

Visite a seu odontologista regularmente, como recomendado pelo Colégio de Prostodontia dos Estados Unidos (ACP, por suas siglas em inglês). Peça para seu odontologista recomendações no que tange ao cuidado bucal. Inclusive com o melhor cuidado bucal, depois de vários anos, devido às alterações naturais da boca, é necessário refazer suas próteses. O osso onde se coloca sua prótese se encolhe com o passar dos anos. Em geral, as próteses devem ser revestidas ou modificadas a depois de alguns anos e novas próteses devem ser feitas entre 5 e 10 anos. Informe a seu dentista ou prostodontista qualquer alteração em suas próteses; eles poderiam dizer se você precisa de qualquer modificação ou ajustamento em suas próteses ou simplesmente umas novas.

 

Fonte: oralb.com.br

Deixe uma resposta