Sensibilidade nos Dentes

Sensibilidade nos Dentes

A sensibilidade nos dentes – também conhecida como hipersensibilidade dentinária – afeta os dentes por causa de superfícies da dentina expostas. Isso ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina.

Esse processo pode ter início, basicamente, por causa de dois fatores: locais, decorrentes de traumas na escovação, ou sistêmicos, como o refluxo gástrico e outras condições que expõem os dentes aos ácidos presentes no estômago. “Mas os alimentos que possuem pH muito ácido também têm participação nessa história”, alerta Sallum.

Veja, abaixo, a lista dos alimentos caracterizados por uma maior acidez:

  1. Cerveja – pH 4,0 – 5,0
  2. Tomate – pH 3,7 – 4,7
  3. Maçã – pH 3,8
  4.  Catchup – pH 3,7
  5. Refrigerante – pH 2,7
  6.  Vinagre – pH 2,4 – pH 3,3
  7.  Café – pH 2,4 – 3,3
  8. Limão – pH 2,2

O truque é maneirar nesses alimentos e não sair correndo para escovar os dentes após consumi-los. “Ao contrário do que se imagina, o ideal é esperar de 20 a 30 minutos, já que o creme dental pode reagir com os ácidos e agravar a corrosão”, conta o especialista. A sensibilidade nos dentes atinge cerca de 30% da população e, se não tratada, abre as portas para condições ainda mais severas, como gengivite e periodontite. “A maioria das pessoas nem relata o quadro, já que a dor é breve”, constata Sallum.

Mas é possível tratar a sensibilidade com cremes dentais específicos – eles atuam diretamente nos tubos dentinários. “A pasta forma não só uma camada na superfície dos túbulos como funciona como uma pequena rolha, fazendo com que os estímulos externos não causem mais danos”, descreve o dentista.

Fonte:
https://saude.abril.com.br/alimentacao/8-alimentos-que-estimulam-a-sensibilidade-nos-dentes/

Deixe uma resposta