Especialidades da

ODONTOCLÍNICA

‹   Voltar

CAD CAM SCANNER – O QUE É E COMO FUNCIONA?

 

O CAD (computer-aided design)/ CAM (computer-aided manufacturing) já é uma realidade na vida de milhões de brasileiros que buscam mais conforto e segurança ao cuidar de sua saúde bucal. O sistema de alta tecnologia odontológica permite que o profissional da saúde escaneie a boca de seu paciente sem o uso de material de moldagem, além de criar a prótese rapidamente por meio de uma fresadora.

 

Anteriormente, falamos sobre as razões que levam os odontologistas e seus pacientes a escolherem pelo scanner odontológico. No entanto, há uma grande parte da população que desconhece o sistema cad/cam e, por isso, não consegue entender os benefícios que ele pode trazer para as suas vidas.

 

Se você não sabe o que é o CAD/CAM Scanner, esse artigo foi feito especialmente para te ajudar a entender melhor sobre essa tecnologia.

 

AFINAL, O QUE É O CAD/CAM SCANNER?

O termo, como já explicado anteriormente, é a abreviatura de duas palavras em inglês, o computer aided design e computer aided manufacturing. Se traduzido de maneira livre, ele nada mais é do que um desenho realizado pelo computador e fabricação guiada por computador, ou seja, a possibilidade de realizar o molde digital por meio de um computador com uma câmera intra oral, que ao mesmo tempo também consegue enviar os dados para uma fresadora que conseguirá reproduzir fielmente esse desenho em um item. No caso dos dentistas, uma prótese dentária.

 

Para simplificar ainda mais o conceito, basta imaginar que, por meio de procedimentos não invasivos e indolores, um sistema dotado de um aparelho de scanner consegue uma leitura completa de toda a boca do paciente. Depois, um computador lê tudo o que foi captado e cria para uma imagem 3D, que é fresada de maneira simples e rápida.

 

O desenho feito a partir da “varredura” bucal permite que o técnico ou dentista que realizará esse desenho tenha mais precisão, resolução e alcance para observar cada ponto escaneado, ao mesmo tempo em que insere, manualmente, dados necessários para a fabricação exata das próteses dentárias.

 

COMO FUNCIONA O CAD/CAM SCANNER

Entendemos que falar sobre o que é o CAD/CAM e sobre como ele funciona é tão próximo que um conceito acaba por resvalar no outro. A verdade é que sua praticidade e inserção tecnológica é tão impressionante, que uma etapa complementa a outra, o que permite a criação da sigla.

 

Por esse motivo, para explicar melhor como funciona o CAD/CAM é preciso ampliar um pouco o leque e mostrar, primeiro, como o profissional da área trabalhava antes dessa tecnologia ser inventada.

 

ANTES DO CAD/CAM

Quem já precisou realizar uma prótese dentária sabe que, além de tempo e dinheiro, era preciso muita paciência para conseguir finalmente terminar o tratamento odontológico. O primeiro passo era chegar até o dentista para identificar o problema. Feita a primeira consulta clínica, o profissional encaminhava o paciente para uma clínica radiológica, que faria os primeiros exames de imagem na região da boca – que pode ser uma radiografia panorâmica ou até mesmo uma tomografia.

 

O segundo passo era, assim que identificado o melhor tratamento, realizar a moldagem da boca do paciente, feita com uma moldeira e material odontológico específico e viscoso. Com ele, o paciente não podia mexer a boca por alguns minutos.

 

Feito isso, esse molde era enviado a um laboratório, que realizada a confecção da prótese e a enviava para o consultório dentário para que o paciente pudesse então experimentá-la.

 

O problema é que uma série de fatores fazia com que o item não ficasse tão fiel a necessidade dos pacientes, causando desconforto, quebras e fissuras nas próteses e até mesmo a necessidade de um novo molde.

 

Além disso, antes mesmo do CAD/CAM Scanner ser uma realidade, o sistema já era utilizado para aprimorar o processo de moldagem. No entanto, ele não conseguia abolir todas as etapas manuais, como por exemplo a confecção de um molde físico, que mais tarde era utilizado pelo sistema como “base” para um escaneamento tecnológico que permitisse que a chance de se criar uma prótese idêntica ao molde fosse maior.

 

Com isso, por mais que o processo ganhasse um avanço, o paciente ainda era obrigado a realizar um procedimento incômodo, o uso da moldeira com material específico para criar uma espécie de modelo representativo de sua arcada dentária, especificações e necessidades.

 

O SURGIMENTO DO CAD/CAM SCANNER

Com a nova tecnologia, boa parte desse processo ganhou agilidade, o que permitiu que os pacientes conseguissem ter sua prótese dentária realizada em apenas uma consulta, sem o uso de moldeira e com uma precisão incomparável.

 

O procedimento é indolor, simples e não incomoda. Basta que o paciente durante a consulta tenha sua boca escaneada por um aparelho anatômico, com uma câmera de alta precisão colorida, capaz de alcançar lugares que nem mesmo a moldeira reproduzia.

 

O scanner intraoral captura todas essas imagens e as envia para um software de computador, que projeta os dados e permite a personalização de uma prótese 100% compatível com o paciente. Para isso, ele detecta o tamanho de seus dentes, espaçamento existente entre eles, a profundidade, largura, entre outros dados.

 

Logo depois uma espécie de impressora realiza o que os profissionais da área chamam de “fresagem computadorizada”, que imprime exatamente o que foi escaneado, tanto em cor como em formato, de maneira rápida, segura e eficaz.

 

Depois, basta que o profissional de odontologia coloque a prótese em seu paciente para que ele possa usufruir dos benefícios de ter um item fabricado de acordo com as especificações de um scanner de alta tecnologia e das necessidades únicas de cada pessoa.

 

Com isso, diminui-se as chances de se realizar a moldagem erroneamente, assim como a dos pacientes não conseguir utilizar a prótese fabricada.

 

VANTAGENS

  • Menor taxa de erros
  • Nenhum incômodo
  • Simulação do tratamento
  • Tratamento realizado em uma única sessão
  • Imagens de qualidade superior e agilidade no processo
  • Restaurações na coloração exata

 

 

 

 

Horário de Atendimento

Semana                             8.00  -  20.00

Sábados                            8.00  -  20.00

Confira todas especialidades atendidas nesses horários (Caxias).

Caxias do Sul

Seu Fedback

INFORMAÇÕES DE CONTATO

atendimento@odontoclinica24h.com.br

Rua Pinheiro Machado, 2569

sala 21 e 22

Matriz: Caxias do  Sul

FALE CONOSCO

LINK

›  Rede de Clínicas de Dentistas

›  Operadora do Plano Odontológico

CAXIAS DO SUL

OdontoClínica (R. Pinheiro Machado)      54  3223.2740 | 3027.5406 | 98402.1087

OrtoClinica                                                     54  3221.0964 | 98404.1266

Centro Odontológico (Av. Rio Branco)      54  3221.7675 | 3221.3630 | 99708.5731

Nutrymais       54  3027.2359

Comercial        54  3419-1043

BENTO GONÇALVES

54  3702.1986

54  9 8404.0405

54  3261.3275

54  3268.0715

54  98419-1188

FLORES DA CUNHA

54  3292.5099

54  3292.4053

54  98413-0958

VOCÊ TEM ALGUMA SUGESTÃO?

FARROUPILHA

GARIBALDI

54  3462.1084

Comercial        54   3419-1043

Atendimento   54   3223-2740

›  Contato

›  Trabalhe Conosco

›  Ouvidoria

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

›  Acesso Exclusivo

›  Convênios

© Todos os direitos reservados a Odontoclinica  |  1992 - 2019  ( 27 anos )