Elástico Ortodôntico: Por que usá-lo?

Ortodontia - Odontoclínica

Os elásticos geralmente são usados no final do seu tratamento, para fazer pequenos ajustes quando seus dentes já estão mais alinhados. Eles podem causar um pouco de incômodo mas sua utilização é muito importante.

As “borrachinhas” como são normalmente conhecidos, são indicadas para acelerar o resultado do tratamento ortodôntico auxiliando na correção anteroposterior entre as arcadas, correção transversal, nos casos de mordida cruzada e melhoram o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.

Elas devem ser encaixadas nos ganchos do seu aparelho, mas não se preocupe, o seu dentista vai orientá-lo qual a posição correta em que as borrachinhas devem ser posicionadas. Você deve cuidar para sempre colocar nessa posição, assim não causa uma movimentação indesejada, prejudicando o seu tratamento.

Os elásticos são usados em tempo integral, você os retira apenas para comer e escovar os dentes. O ideal é que você troque-os uma vez ao dia, assim garante a força da borracha e a pressão necessária para a movimentação.

Como os elásticos causam um pouco de desconforto, o paciente tende a não usá-lo, o que não pode acontecer. As borrachinhas são usadas apenas no final do tratamento, ou seja, são usadas por pouco tempo e essenciais para o sucesso dele. Por isso, a colaboração do paciente é indispensável.

Os elásticos requerem um pouco de dedicação, que resultará no sorriso que você tanto espera. Então não deixe de levá-los para onde você for e consultar o seu ortodontista regularmente para acompanhar o progresso do seu tratamento. Boa sorte!

Deixe uma resposta